sexta-feira, 1 de junho de 2007

Para não dizer que não falei de política.

O cenário político brasileiro está a cada dia mais vergonhoso, você sabe o que é ter 18 anos, ter sido obrigado a votar nas eleições passadas e simplesmente não querer colocar nenhum dos possíveis candidatos no poder? Houve um tempo que votar era um privilégio, algo exigido com gosto pela população, mas agora virou uma obrigação penosa. Se votar não fosse um ato de livre e espontânea obrigação, eu não votaria, e acredito que muitos também não o fariam.
Meu pai, por exemplo, achou um absurdo o fato de que eu queria votar nulo, mas eu acho que pra quem enfrentou o período da ditadura poder votar é um dever cívico que ganha maior importância e tudo o mais...
Quem aqui vê as notícias e não se sente ultrajado? Porque com toda a certeza nossos digníssimos Congresso e Câmara dos Deputados acham que nós eleitores somos palhaços, e de fato agimos como tal, afinal, muitos de nós votamos em candidatos que NOS representarão durante os próximos quatro anos sem nem saber quais são suas propostas, ou votamos em alguém para no momento seguinte não lembrarmos quem são e deixar por isso mesmo, a gente não cobra as promessas que eles nos fazem durante suas campanhas e deixamos que tudo fique mesmo nesse Deus dará.
Aí ficamos a mercê de velhas figurinhas repetidas, porque como dizem, brasileiro tem a memória curta, faça-me o favor, né! É revoltante ver que políticos como Collor e Palocci já assumiram seus novos postos e estão lá felizes e contentes, enquanto o brasileiro posa de otário... Bonito, né? Escândalo atrás de escândalo, mal acaba uma CPI de alguma coisa (porque atualmente é impossível acompanhar o desfecho de todas elas, visto que se você perder qualquer pequeno detalhe, você já não sabe mais de qual crise estamos falando) já estão querendo instaurar outra... Assim fica difícil que nós, os jovens, tenhamos qualquer tipo de crença na política né?
Pra mal dos pecados eu ainda moro em Brasília, que só se tornou a cidade mais difamada do Brasil, afinal, em Brasília só tem ladrão, corrupto e por aí segue, mas que culpa os cidadãos de bem têm se o centro das inDECISÕES políticas é aqui? E, posso afirmar que não foram só os brasilienses que colocaram aquele pessoal no poder, ah não, mas é mais cômodo para nós arrumarmos alguém para culpar do que assumirmos que a culpa também é nossa e analisarmos as atitudes que estamos tendo a respeito. Será que eu estou sendo conivente com a roubalheira? O que eu estou fazendo pra evitar tudo isso? Cabe a cada um de nós pensar a respeito.
Que Brasil vocês querem deixar pra gente? E, que Brasil nós queremos deixar para os nossos filhos? É isso que a gente quer pro futuro?
É isso o que mais me irrita na história do Brasil, quanto mais tentamos mudar alguma coisa, menos muda. Colocamos a esquerda no poder buscando causar uma reviravolta, uma revolução, aí mudamos a cara do poder, mas tudo continua a mesma coisa. O poder aqui só muda de mãos, fora isso, estamos na mesma desde o fim da ditadura militar.
E, pequena analogia sobre o cenário político latino-americano e o programa mais bem aceito já produzido pelo México: Chaves!

•Chaves (Venezuela): representa os oprimidos da América Latina que sofrem na mão da burguesia, mas lutam (às vezes com métodos um pouco duvidosos) para fazer valer os direitos do povo.

•Seu Madruga (Brasil): pobre, passa fome e sempre dá um jeitinho de não pagar as dívidas. Por isso tem sua vida controlada pelo Seu Barriga (Fundo Monetário Internacional – FMI), seu maior credor.

•Professor Girafales (Estados Unidos): tem poder sobre todos. Tenta passar sua “cultura” para todo mundo, apesar de alunos como Chaves (Venezuela) sempre darem uma zoada e saírem por cima no final.

•Nhonho (Canadá): grande e rico, mas ninguém dá importância. É o aluno preferido do Professor Girafales (Estados Unidos). Sempre que aparece é sacaneado.

•Dona Florinda (México): é neurótica e gosta de mandar nos outros. Seu maior sonho é se juntar com o Professor Girafales (Estados Unidos).

•Kiko (Paraguai): o mais sacaneado de todos. Sua característica principal é possuir brinquedos caros que nem sempre funcionam...

•Chiquinha (Cuba): a melhor amiga do Chaves (Venezuela). É pequena, mas faz um barulho danado, o que incomoda todo mundo, principalmente o Professor Girafales (Estados Unidos).

•Bruxa do 71 (Argentina): odiada por todos, fica o tempo todo atrás do Seu Madruga (Brasil) tentando foder com ele. Sempre se dá mal, cada vez mais.

•Godinez e Seu Jaiminho (Suriname e Guiana Francesa): aparecem de vez em quando, mas ninguém lembra que existem.

2 comentários:

Gabi disse...

Eita luh tah falando serio hj!Tah indignada!kkkkkk
essa parada ai du chaves eu já tinha lido e me amarro!
Beijos...

Cibele disse...

Esse foi um dos motivos que me fez adiar a ida ao TSE pra tirar o meu título.. Não tem graça ter que ir votar, perder o dia enfrentando filas enormes, eleger um cara mentiroso que passou várias vezes num programa de tv falando que criaria não sei quantos mil empregos, conferir um bando de CPI disso e daquilo mais.. Nessas horas eu me pergunto porque tantos quiseram o direito de votar se aqueles que nós mesmos colocamos no poder não sabem nos representar e deixam a porcaria do poder subir-lhes cabeça. Não só eu, mas a população inteira merece e precisa de um incentivo para sair de casa e ir votar. Mas a 100% dos eleitores precisam de memória pra cobrar depois as promessas.. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, Lú, por favor, são 22:40 e eu já tô com sono xP hehehehe.. Acho que escrevi interessante oq ue eu queria xP aiuahiuahuiahuiahuia.. UI ui ui..
Bejooos!!! :****